
Perguntas
Frequentes
Separamos as perguntas mais frequentes por tópicos. ​Clique na lupa abaixo para encontrar mais rapidamente o que procura saber.
Atendemos de segunda a sexta, das 8h30min às 17h30min, sem fechar ao meio-dia.
Caso necessite de atendimento para registrar um óbito fora desses horários, consulte o telefone de plantão afixado na entrada.
Aceitamos pagamentos pix, cartões de débito e crédito e dinheiro em espécie.
Alguns de nossos serviços estão disponÃveis também na forma on-line, através do e-Notariado, consulte o serviço desejado se essa modalidade se aplica a ele.
Em casos especÃficos, podemos também fazer diligências dentro do municÃpio, entre em contato pelo telefone 54 3286-1003 para podermos entender o seu caso e lhe ajudar da melhor forma.
Nosso cartório combina serviços de registro civil e de tabelionato, tudo em um só lugar.
Exemplos de serviços do registro civil: registro de nascimento, casamento, óbito, certidões e segundas vias, entre outros.
Exemplos de serviços do tabelionato: Reconhecimento de firmas, autenticação de cópias, lavratura de escrituras públicas, procurações públicas, testamentos, entre outros.
Acesse o item serviços menu principal (no topo da página) ou pesquise pelo termo desejado (no topo da página).
A maioria de nossos serviços não demanda agendamento prévio, mas caso necessite, entre em contato pelo telefone 54 3286-1003 ou através de nossos canais especÃficos:
Para assuntos relacionados ao Registro Civil:
- WhatsApp: 54 99317-2442 (iniciar conversa)
- E-mail: regcivil@cartoriozortea.com.br
Para assuntos relacionados ao Tabelionato:
- WhatsApp: 54 99664-1003 (iniciar conversa)
- E-mail: tabelionato@cartoriozortea.com.br
Não, a redação de contratos não é um serviço oferecido pelos cartórios.
Os documentos precisam estar finalizados e completos, o Tabelionato de Notas apenas reconhece a firma de quem assinou o documento.
Não, a delegação para emissão destes documentos, não foi feita ao cartório.
Informações para emissões de passaporte podem ser obtidas no site: https://www.gov.br/pt-br/servicos/obter-passaporte-comum-para-brasileiro
Informações para emissão na nova carteira de identidade: https://igp.rs.gov.br/informacoes-e-agendamento-de-carteiras-de-identidade-6765c37d66e24
Será necessário, informar:
I – nome completo de todas as partes, vedada a utilização de abreviaturas;
II – número do CPF ou número do CNPJ;
III – nacionalidade;
IV – estado civil, existência de união estável e filiação;
V – profissão;
VI – domicÃlio e residência;
VII – endereço eletrônico.
e apresentar:
- Documento de identificação original.
- Outros documentos exigidos para o protocolo.
Caso utilize um requerimento, além da qualificação completa acima, deverá constar claramente o pedido detalhado do que se pretende, acompanhado dos documentos necessários para cada pedido especÃfico.
As Informações pessoais são exigidas de acordo com o Prov. nº 61 de 17/10/2017, do Conselho Nacional de Justiça. O processamento das informação se dará nos termos da Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD (Lei Federal nº 13.709, de 14/08/2018).